Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Ágape leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Deliberação nº01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

A nossa metodologia de ensino está baseada na proposta sócio-construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço, e através disso desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são programadas a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

Na Educação Infantil, a escola  propõe um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida, que se dá dos 2 ao 5 anos de idade. Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

No Ensino Fundamental, privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social, utilizando para isso os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas tranversais, trabalhados em sua contextualização. Os alunos aprendem responsabilidade e autonomia através do plano de trabalho e dividem seu tempo entre atividades individuais e coletivas, desenvolvendo os conteúdos oficiais e os de interesse da classe.